Notícias

23/02/2022

Medidas são anunciadas aos empresários de Petrópolis em reunião presencial

Empresários do comércio e da indústria de Petrópolis se reuniram no Teatro Santa Cecília em agenda organizada pela CDL na última terça-feira (22/02), que reuniu representantes do Estado e do Município e contou com a participação do Presidente do CRCRJ, Samir Nehme.

O prefeito de Petrópolis Rubens Bomtempo pontuou as prioridades da prefeitura, que inicia com o resgate das vítimas e passa por devolver a mobilidade da cidade, amparar os desabrigados e planejar a retomada econômica.

Representando o Governador Cláudio Castro, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, falou principalmente sobre as ações relacionadas ao crédito – a disponibilização de R$200 milhões aos empresários locais, e o programa “Reconstruir Petrópolis”, com atendimento presencial na CDL da AgeRio, do CRCRJ, do SEBRAE e da Jucerja.

“O Estado está comprometido com todas as suas áreas e resgatar a economia de Petrópolis é nossa prioridade. Agradeço o apoio do CRCRJ, da Agerio, SEBRAE e Jucerja, entidades que em dois dias se mobilizaram para oferecer orientação ao empresariado. Tiramos quase 60% das exigências burocráticas para acesso às linhas de crédito da AgeRio e queremos ouvir de vocês quais outros pontos são urgentes”, declarou Farah.

O Presidente do CRCRJ Samir Nehme reiterou que a classe contábil está à disposição dos empresários, reforçando a relação de parceria existente. E pontuou as ações do CRCRJ em apoio aos Petropolitanos. “Nossa primeira mobilização foi solicitar prorrogações de prazos de pagamentos de tributos e obrigações acessórias, para dar um alívio aos empresários e contadores da cidade. E, além do atendimento presencial na CDL, elaboramos cartilhas orientativas disponíveis em nossas redes sociais, e estamos com campanhas de arrecadação de donativos e, em parceria com o SESCON RJ, de doação de recursos a nível nacional”, relatou.

O Secretário de Fazenda, Nelson Rocha, anunciou as medidas que já foram tomadas e o que está no radar em Projeto de Lei que aguarda aprovação na ALERJ:

• Resolução SEFAZ nº 346 que prorrogou para 1º de julho os prazos de obrigações acessórias do ICMS;

• Resolução SEFAZ nº 347 que prorrogou os vencimentos de IPVA para agosto e setembro;

• Projeto de Lei incluirá: estorno do ICMS-ST de mercadorias perdidas como consequência das enchentes, isenção do ICMS para operações de compra de maquinário e mobiliário; e avaliação de isenção do ITD (causa mortis) para as famílias que necessitam transferir propriedades devido ao falecimento de parentes.

O Secretário ainda pontuou que será feita avaliação da utilização de créditos acumulados para pagamento de impostos e débitos junto ao Estado caso a caso, e lembrou da necessidade de preenchimento do formulário da paralisação temporária no site da SEFAZ/RJ para empresas que não conseguirão retomar suas atividades nos próximos dias.

Também participaram da reunião Paulo Roberto Patuléa, Secretário Municipal de Fazenda, Marcelo Soares, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Lacerda, assessor da JUCERJA e Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis. Demais representantes do CRCRJ estavam presentes na plateia: o VP de Controle Interno, Jarbas Barsanti e a Delegada Carolina Licht. O Presidente do SESCON RJ Renato Mansur, a Presidente da ACPC, Elisabete Gastaldel e Claudia Pacheco, Coordenadora Regional do SEBRAE Serrana II, também marcaram presença no encontro.