Notícias

28/03/2022

Estado do Rio lança projeto Desenvolve RJ, que prevê inauguração de 14 agências de desenvolvimento

O CRCRJ participou  na manhã de hoje (28/08), do lançamento do projeto Desenvolve RJ, realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. O projeto prevê a desburocratização, facilitando e viabilizando novos negócios para os municípios fluminenses, além de um desenvolvimento econômico sustentável, com o lançamento de 14 agências de desenvolvimento, das quais o CRCRJ estará integrado aos serviços. 

 

Em um evento com as maiores autoridades do estado do Rio, como o governador Claudio Castro, secretários, deputados e mais de 60 prefeitos, o presidente Samir Nehme, que compôs a mesa solene, fez um discurso destacando a relevância da classe contábil:
 

"Somos 54 mil profissionais da contabilidade e 11 mil empresas contábeis, responsáveis pelo assessoramento de cem por cento das empresas e organizações estabelecidas no Rio. Esse universo de Pessoas Físicas e Jurídicas é que dá sustentação ao Estado, uma vez que a atividade contábil é responsável por toda a apuração e o recolhimento dos impostos”, defende. 

 

Também foram mencionadas pelo presidente as atuações do CRCRJ nas agências do projeto Desenvolve RJ: "Ofertaremos ações de apoio ao contribuinte, ao profissional da contabilidade por meio de plantões de atendimento para orientação técnica e palestras. Esperamos fomentar ações de apoio ao poder público municipal nas temáticas de contabilidade, políticas públicas, onde o contador é peça chave.” 

 

O Presidente aproveitou para agradecer as parcerias do CRCRJ realizadas com diversas instituições que têm reconhecido a essencialidade da profissão contábil, como Fecomércio, AgeRio, Sistema S (Senac, Sesc, Sebrae), JUCERJA e as prefeituras dos municípios do RJ.

 

O Governador Cláudio Castro falou sobre o crescimento do Rio nos últimos meses e da esperança em construir um futuro promissor através do novo projeto: "Nossa missão é olhar o Rio de Janeiro como um só, integrando o interior. Não tenho dúvida de que quem está no Palácio Guanabara hoje, está presenciando a mudança, com planejamento e milhares de empregos, o Rio deixa de ser relacionado ao atraso e volta a ser o estado que se planeja para o futuro.

 

Entusiasmado com a nova fase vivida pelo Estado, o presidente da Alerj, André Ceciliano expôs esperança e prosperidade com o que vem adiante: “O Rio vive um momento nunca vivido antes! Faz com que a gente tenha uma perspectiva de futuro.”

 

O secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah, aproveitou o discurso para parabenizar e agradecer o apoio do CRCRJ: “Essa gestão tem promovido uma grande renovação no segmento. O conselho é um grande parceiro da nossa secretaria em uma guinada que tem permitido ao Rio sair da crise e conquistar importantes marcos”, destaca.

 

O evento contou com mais de 60 prefeitos e autoridades dos municípios do estado, que receberam o Guia Desenvolve RJ, desempenhado para ajudar os municípios a encontrarem os caminhos para a consolidação de um ambiente favorável de negócios. 

 

Também compuseram a mesa solene do evento o presidente da Alerj, André Ceciliano; o diretor e CEO da Sebrae RJ, Antonio Alvarenga; o secretário de estado e deputado estadual, Rodrigo Bacellar; o secretário da Casa Civil do RJ, Nicola Miccione; o presidente da Fecomércio, Antônio Florêncio; o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano e o diretor do Senac RJ, Sérgio Arthur Ribeiro.

Também participaram do evento o vice-presidente do CRCRJ, Rafael Machado, o vice-presidente de Interior, Edilson Júnior, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Paulo Henrique Pegas e os conselheiros do CRCRJ Fabiano Corrêa, Sergio Ribeiro, Guilherme Andrada, Mauro Benevenutto, Ademilton Dantas e Luiz Tranquilino. Além das representantes do CFC, Vitória Maria da Silva e Ana Luiza Lima.