Notícias

17/05/2022

Inova Simples: Museu do Amanhã é palco do evento promovido pelo CRCRJ

Desburocratização, estímulo ao ambiente de negócios e inovação. Essas foram as palavras de ordem da abertura do Inova Simples. Realizado nesta terça-feira (17/05) no Museu do Amanhã, o evento sobre o novo regime especial que simplifica a abertura de empresas atraiu empreendedores digitais, profissionais da contabilidade e outros interessados em compreender melhor o funcionamento e os benefícios do sistema que também garante um tratamento diferenciado às startups.
 
Na mesa solene, o presidente do CRCRJ, Samir Nehme (@samirfbnehme), focou seu discurso na importância do profissional da contabilidade nesse contexto. “O CRCRJ tem a expectativa de gerar um movimento de desburocratização e inovação. E que o profissional da contabilidade possa atuar efetivamente como um consultor, contribuindo com o futuro dos negócios”, afirmou. 
 
Também presente na mesa de abertura, o Diretor-Superintendente do Sebrae RJ, Antônio Alvarenga, celebrou o que chamou de instrumento para facilitar a vida do empreendedor. “Abrir ou fechar um negócio no Brasil é muito difícil. E o Inova vem exatamente de encontro com essa situação para tornar os processos mais fáceis e melhorar o ambiente de negócios”, disse Alvarenga. 
 
Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o vereador Carlo Caiado lembrou da aprovação da Lei de Liberdade Econômica, elaborada em parceria com o CRCRJ. “A Câmara Municipal está muito empenhada na agenda discutida nesse evento. Antes mesmo do início da gestão da atual prefeitura já vínhamos discutindo caminhos para a desburocratização. Nesse momento, foi criada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, afirmou o parlamentar.
 
Um ator essencial para que o Inova Simples seja uma realidade foi o relator da Lei Complementar 167/2019, Otávio Leite. “O empreendedorismo digital, das startups, é por natureza cíclico e está sempre em mutação. Então, ele não pode parar. E a burocracia sempre vai existir, mas precisa ser sábia. Ela não pode frustrar sonhos”, defendeu Leite.
 
O primeiro palestrante do evento, o diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, o DREI, André Santa Cruz fechou a sequência de discursos da mesa solene agradecendo ao grande time de envolvidos na realização do Inova Simples, que explicou ser “um regime simplificado de abertura de constituição de empresas. Lançado em dezembro de 2021, já tivemos 626 empresas abertas pelo fluxo simplificado do Inova Simples. Desse número, 45 são do Rio de Janeiro".