Notícias

21/02/2022

CRCRJ e CGE assinam Termo de Cooperação Técnica

Como mais um desdobramento do Termo de Cooperação Técnica assinado com o Governo do Estado em 2021, CRCRJ e Controladoria-Geral assinaram, nesta segunda-feira (21/02), um aditivo para o desenvolvimento de ações conjuntas para fortalecimento do controle, da transparência e das boas práticas de governança.

O Presidente Samir Nehme discorreu sobre a criação da Controladoria, em 2018, “uma trajetória de luta capitaneada por diversas lideranças, com destaque para a ASCIERJ, e que o CRCRJ se orgulha muito por ter contribuído, por saber da importância dessa instância”, ressaltou.

Em discurso, ele falou sobre a expectativa de que esse seja mais um passo em direção ao estreitamento entre o Conselho e a CGE/RJ. “Por meio deste documento, vamos reiterar o compromisso da classe contábil do Rio de Janeiro, representada pelo CRCRJ, com o papel social que desempenhamos: de dar suporte à sociedade e contribuir de forma decisiva com o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado e do nosso país”.

O Controlador-Geral do Estado, Jurandir Filho, se disse confiante com a assinatura do aditivo, que tem como objetivo o desenvolvimento de ações preventivas, materiais instrucionais e capacitações dos quadros técnicos da CGE.

Testemunha do documento ao lado da Subcontroladora-Geral do Estado Ana Luiza Lima, o Deputado Federal Hugo Leal celebrou a importância do ato:

“O papel dos contadores, da Contabilidade, dos controladores, cada vez mais se torna essencial. Não só na avaliação dos impactos, mas também de como estão sendo alocados os recursos. Tenho certeza que essa parceria contribuirá com o aprimoramento dos mecanismos de gestão do Estado, para prevenir e zelar pelo controle das contas. Parabéns aos envolvidos e que este Termo produza resultados frutíferos que cheguem na ponta, onde a sociedade possa percebê-los”, discursou.

Na ocasião, o Deputado recebeu Moção de Aplausos do CRCRJ e uma homenagem da ASCIERJ, que também homenageou o Controlador-Geral Jurandir Filho e o Presidente do Conselho Samir Nehme.