Notícias

08/04/2022

Escritório Virtual ou Escritório em Nuvem

Por Marcos Vinicius, CEO e sócio fundador da Diversa Tecnologia e Willian Matiello, sócio e diretor de tecnologias da Diversa Tecnologia
 
 
Conceito
 
Escritório virtual ou em nuvem é um tema que já existe há bastante tempo, no entanto, nos últimos dois anos ele ganhou uma proporção muito grande pelo advento da pandemia. Vimos que não se trata mais de uma tendência tecnológica do mercado, mas de algo que já está presente e funcionando intensamente em todos os segmentos empresariais.
 
A aplicação da computação em nuvem se resume na entrega de recursos de TI sob demanda por meio da Internet, com definição de preço e pagamento conforme o uso.
 
Em vez de comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos, você pode acessar serviços de tecnologia – como capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados – conforme a necessidade.
 
Por isso, pensar em contabilidade na nuvem é estar conectado às tecnologias já firmadas no mercado. É uma excelente solução para melhorar sua gestão e seus negócios.
 
Definição – “O que é a Contabilidade em Nuvem”?
 
A contabilidade em nuvem é a utilização do escritório contábil em uma solução de computação em nuvem. Em vez de operar em uma infraestrutura física (com softwares instalados nas máquinas e servidores locais), você utiliza os sistemas em nuvem, que são remotos e alocados em plataformas totalmente online, para organizar os serviços e a gestão da empresa contábil.
 
Com isso, o escritório consegue aumentar a sua escala de negócios, já que seus funcionários não precisarão estar especificamente em um único ambiente para conseguir produzir suas demandas, podendo então vender novos serviços/produtos e inovar em várias outras formas de atendimento aos seus clientes.
 
O que preciso fazer para migrar o meu ambiente para a nuvem:
 
Importante que você conte com uma empresa especializada e consolidada no mercado de TI, para que você mitigue quaisquer riscos na operação.
 
Tecnologias Afetadas na Migração:
 
Comunicação – Trocando a telefonia analógica por VoIP.  
Sistemas ERP – Migrando para computação em nuvem.  
Servidor de Arquivo – Migrando para Colaboração online, Microsoft 365 com o SharePoint e/ou com o GDrive do Google.
Servidor de E-mail – Migrando para Colaboração online, Microsoft 365 com o Exchange e/ou com o GSuite do Google.
 
Conclusão  
É possível colocar desde o seu pequeno escritório até a sua grande empresa nas nuvens, reduzindo custos e tornando o seu negócio mais moderno e competitivo.  Contar com uma empresa de Gestão de TI conceituada e especializada no assunto também é importante, dessa forma você evita sustos e gastos desnecessários. 

Matéria completa no blog da Diversa Tecnologia.