Dia do Contador: 22 de Setembro

O dia do profissional bacharel em Ciências Contábeis foi instituído em 22 de janeiro por ter sido criado nesta data, em 1945, o primeiro curso de ensino superior em Contabilidade, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Isso só foi possível graças à assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas, que determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas.

Antes, tanto o curso de Contabilidade quanto o de Contador eram técnicos, sem validade de ensino superior






Dia do Empresário Contábil: 12 de Janeiro

Além das duas datas, o dia 12 de janeiro também está vinculado à classe contábil. Desta vez, para celebrar o empreendedorismo que norteia a atividade do profissional da contabilidade. Com todas as dificuldades existentes para empreender no Brasil, ser empresário contábil é um grande desafio, com ganhos não só para o profissional, mas para a economia do país e, de modo geral, para toda a sociedade.






Dia do Profissional da Contabilidade: 25 De Abril

“Trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril, o dia dos Contabilistas Brasileiros”.Foi com esta frase que o senador João Lyra Tavares, no dia 25 de abril de 1926, estabeleceu a data como o Dia do Contabilista, hoje denominado Dia do Profissional da Contabilidade.

Na ocasião, ele participava de um almoço no Hotel Términus, em São Paulo, e agradecia as homenagens que os profissionais da contabilidade paulistas o prestavam. Assim, estava instituída a data não por decreto, mas pela força de vontade de um homem que foi transformada em realidade por seus colegas.