Notícias

20/12/2017

Trocando em Miúdo: Prazo para doação a programas sociais com abatimento no IR termina dia 29

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio 

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

Ano-Novo chegando aí, gente, tem Imposto de Renda, está lembrado, sem contar aqueles impostos de começo de ano, tipo IPTU e IPVA, mais a matrícula da escola para quem tem filho. Mas a prosa de hoje é sobre fazer uma boa ação neste Natal sem gastar. Pelo contrário, ganhando um desconto. Vamos nessa.

É o seguinte. Falei Imposto de Renda porque a pessoa aí tem até o dia 29, deste mês de dezembro, para fazer uma doação para uma entidade social cadastrada na Receita Federal e, depois, lá por março, abril, usar parte disso para descontar no Imposto de Renda que tiver a pagar. Conforme os cálculos, parte desta doação, além de fazer o bem para quem precisa, neste Natal, ainda pode aumentar a devolução do seu Imposto de Renda, se for o caso.

Agora, gente, tem um agravante. Apenas 10% do dinheiro usado para pagar o Imposto de Renda, na época da declaração anual, repetindo, apenas 10% disso são usados para doações legais a fundos e programas sociais. Mas tem umas regras. A pessoa pode doar, repetindo, até o último dia útil do ano, 29 deste dezembro, mas até 8% do que estiver devendo de Imposto de Renda. Exemplo rápido. Você deve R$ 1.000 e abate R$ 80 do que doou agora.

Outra exigência. As doações têm que ser para fundos, projetos ou programas - municipais, estaduais ou federais -, que, por sua vez, repassem o dinheiro para entidades sociais. A lista deles pode ser vista na página da Receita Federal e, depois, na página da internet deles, dá para ver os projetos onde eles costumam usar o dinheiro doado.

Mais um lembrete antes da pessoa aí fazer uma boa ação neste Natal. Guarde o recibo da doação, que é emitido pelo fundo, com seu nome e CPF de doador, mais o CNPJ e nome da instituição, data e quantia doada. Na hora de preencher a declaração, depois de março, é só colocar as quantias na ficha “doações efetuadas” na declaração tipo completa.

fonte: EBC

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio