Notícias

14/03/2018

Novidades no Imposto de Renda são esclarecidas em reunião da Receita com as Entidades

Aconteceu, nesta quarta-feira (14), mais uma edição do Encontro da Receita Federal com as Entidades Congraçadas. Desta vez, o tema abordado foi a Declaração do Imposto de Renda 2018 (DIRPF). O Auditor Fiscal da Receita Federal Leônidas Quaresma apresentou as cinco principais novidades para este ano, esclarecendo que não há nenhuma grande mudança.

A primeira delas é que na página inicial do programa, há um painel com as fichas mais usadas em Declarações anteriores. À medida que é utilizado, o programa mostra as opções para facilitar o uso.

A segunda – e principal – diz respeito à Declaração de Bens. O contribuinte pode acrescentar informações sobre veículos (como Renavam) ou Imóveis. A representante do CRCRJ, Conselheira Sandra Pedroso, questionou sobre a diferença entre Registro e Matrícula do imóvel. O Auditor respondeu que a questão estava gerando muitas dúvidas e o campo “registro” já não consta na segunda versão do Programa.

Outra facilidade é que este ano será possível gerar todas as cotas do IR, mesmo as atrasadas, pelo Programa, com valores atualizados com acréscimos legais. “Mas é preciso cuidado e atenção ao preencher as datas de pagamento”, alertou Quaresma.

A Receita também disponibiliza a informação sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo de apuração do Imposto, tanto no modelo completo, quanto no simplificado. E a quinta mudança é na idade mínima para apresentação de CPF de dependentes: a partir de 8 anos completados até 31 de dezembro de 2017.

Participaram a Presidente da Academia de Ciências Contábeis do Rio de Janeiro (ACCERJ), Diva Gesualdi, a Delegada da Delegacia da Receita Federal RJ 1, Mônica Paes Barreto, o Delegado Adjunto da Receita Federal em Niterói, Ricardo Alchaar, o Representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Iguaçu, Jorge Falcão, os Diretores do Sindicato das Empresas Contábeis do Rio de Janeiro (SESCON) Selma Gama e Wagner Pessamílio, a Diretora do Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro (SINDICONT-Rio), Bela Balassiano, o Vice-Presidente da União dos Profissionais e Escritórios de Contabilidade (Unipec), José de Oliveira Vitorino, o Representante da Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia (Fedcont), José Rubens do Amaral, e a Presidente do Sindicato das Autoescolas do Rio de Janeiro (SINDAERJ), Célia Gomes.