Notícias

10/10/2018

Painéis debatem a Tecnologia aliada ao Profissional da Contabilidade

Qual é o novo perfil do Profissional da Contabilidade? Quem é o “Contador do Futuro”? O Talk Show “O novo Contador – Boas Novas da Contabilidade” buscou responder essas perguntas para o público que lotou o auditório Lino Martins da Silva nesta quarta-feira (10), durante a 58ª Concerj + XIV Prolatino.

Participaram do painel três jovens empreendedores da área Contábil: Bruna Rauen, Paula Santana e Gabriel Gaspar; o Vice-Presidente de Interior do CRCRJ, Ademilton Dantas, e o Coordenador da Comissão Jovens Lideranças Contábeis do CFC, Conselheiro Weberth Fernandes, com moderação da Presidente do CRCRS, Ana Tércia Lopes.

Para eles, o mais importante neste momento de transição é unir o conhecimento técnico, com a tecnologia e aspectos comportamentais, sempre buscando gerar resultados para o cliente, criando valor no trabalho Contábil.

O Conselheiro Weberth ressaltou que os Profissionais da Contabilidade foram pioneiros no uso da tecnologia e reafirmou que a profissão Contábil não irá acabar. “Já estamos inseridos na Era Tecnológica há muito tempo, superamos diversos desafios e continuaremos vencendo”, declarou.

Para Gabriel, “a tecnologia precisa ser a libertação do empresário Contábil, para que ele se dedique ao aspecto mais importante do seu trabalho: a gestão, a consultoria, a assessoria”. A ideia foi ratificada por Paula, que ressaltou que o Profissional da Contabilidade precisa “entender a dor do cliente” para, assim, mudar a percepção de sua importância para o negócio.

A segurança digital foi tema da palestra “Inovação e Tecnologia”, de Leandro Bissoli, membro do International High Technology Crime Investigation Association (HTCIA) e do Instituto Brasileiro de Direito Digital (IBDDIG).

Ele iniciou a apresentação fazendo um panorama sobre os casos de sequestro de dados e ataques de hackers que vêm se tornando cada vez mais comuns e chegam a paralisar alguns serviços essenciais à sociedade. Leandro também falou sobre a Lei de Proteção de Dados, recentemente sancionada pelo presidente em exercício, Michel Temer, que ainda enfrenta muitos desafios para funcionar plenamente. O sócio do escritório Patrícia Peck Advogados também deu algumas dicas de como proteger os dados pessoais, da empresa onde se trabalha e, no caso do Profissional da Contabilidade, de como proteger os dados de seus clientes.

A palestra teve a mediação da Presidente do CRCPA, Ticiane Lima, que ao final do evento chamou a atenção da plateia conteúdo da palestra "Precisamos aprender a proteger os dados dos nossos clientes, principalmente agora que vivemos a era do eSocial".