Notícias

23/11/2018

Países do G20 recebem recomendações do IFAC para promover a economia

Antecipando-se à realização da reunião da Cúpula do G20, que acontecerá de 30 de novembro a 1º de dezembro de 2018, em Buenos Aires, Argentina, a  International Federation of Accountants (Ifac) publicou o Call of Action (ou Chamado para Ação, em português), que inclui 10 recomendações concretas da profissão contábil para promover a economia global.

Neste ano, os baixos níveis de confiança pública estão ameaçando a credibilidade no governo e nos negócios. Para reconstruir essa confiança e garantir o progresso econômico, os países do G20 devem buscar uma regulamentação mais eficiente, com mais transparência e crescimento para todos. Desta forma, os países do G20 desempenham um papel crucial na promoção de instituições e modelos de governança que podem antecipar, responder e mitigar crises futuras.

Para o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, o contador – no papel de preparador das demonstrações contábeis – e o auditor – no papel de revisor dessas mesmas demonstrações –, têm o compromisso público de levar toda a verdade ao conhecimento dos usuários dessas informações, pois isto é o que a sociedade espera desses profissionais. “O papel da Contabilidade, enquanto ciência social aplicada, a partir de uma visão da teoria crítica, deve ser o seu comprometimento axiológico com a justiça social. A responsabilidade do profissional da contabilidade nesse contexto é, acima de tudo, para com a sociedade, principal beneficiária das informações produzidas”, afirmou o presidente do CFC.

São três prioridades que englobam as 10 principais ações do Call to Action de 2018, a saber:

 

Recomendações anteriores da IFAC ao G20:

Build Trust. Inspire Confidence. The Global Accountancy Profession's Call for Action to G20 Countries in 2017 (Construir Confiança. Inspirar Confiança. Chamado para Ação da Profissão Contábil Global para os países do G20 em 2017).

Trust and Integrity: The Accountancy Profession’s 2016 Call for Action by the G20 (Confiança e Integridade: o Chamado para Ação da Profissão de Contabilidade para 2016 pelo G20).

IFAC Recommendations for the Turkish G20 Presidency, 2015 (Recomendações da IFAC para a Presidência turca do G20, 2015)

Supporting Global Economic Growth and Resilience: IFAC Recommendations to G20 2014 (Apoio ao crescimento econômico global e à resiliência: Recomendações da IFAC para o G20 2014)

Accountability, Sustainability, and Growth Recommendations for the 2013 G20 Leaders’ Summit (Recomendações sobre Responsabilidade, Sustentabilidade e Crescimento para a Cúpula de Líderes do G20 de 2013)

Global Sustainability and Growth Recommendations for the 2012 G20 Leaders’ Summit (Recomendações de sustentabilidade e crescimento global para a cúpula de líderes do G20 em 2012)

Por Conselho Federal de Contabilidade