Notícias

05/12/2018

Elizeu Bandeira de Lima ministra palestra sobre governança Corporativa aplicada às Igrejas

Na última terça-feira (04), o Professor, Contador, Teólogo e Analista em Ciência e Tecnologia do Centro Tecnológico do exército, Elizeu Bandeira de Lima, ministrou a palestra "Governança e Contabilidade aplicada às Igrejas: Enfoque na Transparência de Recursos", no auditório do CRCRJ. O Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRJ, Antonio Ranha, abriu o evento, que também contou com a presença do Vice-Presidente Operacional, Elias Martins, e a Coordenadora da Comissão da Área Pública e conselheira do CRCRJ, Ana Luiza Pereira.

Durante a palestra, Elizeu afirmou que, do ponto de vista contábil, as Igrejas atuam como organizações religiosas do Terceiro Setor, e que deveriam seguir os princípios da Governança Corporativa como a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa. “O acesso às demonstrações contábeis das organizações religiosas tem finalidade pública e é fundamental porque aumenta a confiança dos doadores internos e externos àquela comunidade”, contou.

O palestrante também atribuiu a falta de envolvimento dos Profissionais da Contabilidade com esse segmento à falta de representatividade do Terceiro Setor no conteúdo disciplinar obrigatório das graduações de Ciências Contábeis e citou, que ainda hoje permanece apenas nos componentes curriculares optativos.

Após a palestra, Elizeu recebeu os ouvintes da palestra no hall da sede do Conselho, para lançar e autografar exemplares do seu livro "Governança e Normas de Contabilidade Aplicadas às Igrejas", que conta o passo a passo da pesquisa que realizada na congregação da Assembleia de Deus da qual Elizeu é membro.