Notícias

14/12/2017

Seminário sobre DCASP acontece na sede do CRCRJ

Aconteceu nesta quinta-feira (14), no auditório do CRCRJ, o Seminário Entendendo as DCASP. O vice-presidente de Pesquisa e Estudos Técnicos, Francisco José Alves, realizou a abertura do evento, ressaltando o movimento do Conselho de buscar estreitar relacionamento com os órgãos de Controle do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, Paulo Henrique Feijó, auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), iniciou a palestra "Balanço Orçamentário e Quadros Complementares".
 
Em seguida, o palestrante Carlos Eduardo Ribeiro ministrou painel sobre "Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais". Entre os pontos abordados, ele elucidou as diferenças entre Balanço Patrimonial, Resultado Patrimonial e Patrimônio Líquido, e como calcula-las. Segundo ele, o cálculo de índices, por exemplo, serve para nortear o Balanço Patrimonial, pois apresenta um grande número de informações que envolvem aspectos contábeis, financeiros, patrimoniais, orçamentários e de controle.
 
"As informações constantes do Balanço Patrimonial se complementam com outras demonstrações contábeis", enunciou.
 
A programagração continuou pela parte da tarde com as palestras "Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Notas Explicativas" e "Demonstração dos Fluxos de Caixa e Balanço Financeiro", ministradas respectivamente pelo auditor fiscal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Gilvan da Silva Dantas e pelo analista de Controle Externo da Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Leandro Menezes Rodrigues. 
 
O evento encerrou com o lançamento do livro "Entendendo as DCASP - da teoria à pratica de elaboração, consolidação e análise", elaborado por todos os palestrantes que participaram do seminário.