Notícias

17/05/2018

RBC: Conselho Editorial define novas metas de trabalho

Com reunião programada para todo o dia desta quarta-feira, na sede do CFC, em Brasília (DF), o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) irá estabelecer novas diretrizes de trabalho que serão adotadas pela revista neste ano.

O presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, ao abrir os trabalhos do grupo, disse que “o Conselho Editorial vem prestando relevantes serviços para o CFC e para a classe contábil brasileira”. Na oportunidade, Breda fez um agradecimento especial à contadora Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, que assumiu a coordenação do Conselho Editorial há alguns anos. “Obrigado por aceitar o convite e continuar a conduzir o trabalho deste grupo”, agradeceu.

Zulmir lembrou, ainda, o processo de evolução da revista nos últimos anos. “Quando a RBC passou a ser digital e gratuita, criamos uma forma de democratizar o acesso a essa informação”. Para ele, o conteúdo da revista é essencial para o dia a dia do profissional. “Não há forma melhor do que a RBC para disseminarmos o conhecimento contábil”, explica o presidente.

Para a coordenadora do Conselho Editorial, depois que a revista passou a fazer parte do Qualis Tecnológico, o trabalho precisará ser aprimorado cada vez mais. “Estamos definindo novas metas de trabalho para o contínuo processo de evolução da RBC”, afirma.

Na prática, a RBC, com conceito T4, melhorou a pontuação em mais 20 pontos, em relação ao conceito T5, que é de 30 pontos, igualando-se a outras revistas, como Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, World Academy of Science, Engineering and Technology e Mundo PM (Project Management).

Para alcançar o conceito T4, a RBC atendeu a todos os critérios estabelecidos, com destaque para o prazo médio de publicação acima da média dos periódicos tecnológicos e blind review.

Além da coordenadora e doutora Jacqueline Veneroso Alves Cunha (MG), integram o Conselho Editorial os doutores Antonio Ranha da Silva (RJ), Emanoel Marcos Lima (MS), Ernani Ott (RS), Rosimeire Pimentel Gonzaga (ES), Wenner Glaucio Lopes Lucena (PB) e os doutorandos José Luiz Nunes Morais (SC) e Marisa Luciana Schwabe de Morais (SC).

fonte: Conselho Federal de Contabilidade