Notícias

07/11/2019

Eleições CRCRJ: tire suas dúvidas e exerça seu direito!

Nos dias 19 e 20 de novembro serão realizadas as Eleições 2019 para a renovação de 1/3 do Conselho Diretor do CRCRJ. Na ocasião, serão escolhidos oito Conselheiros Efetivos e oito Conselheiros Suplentes para o mandato de janeiro de 2020 a dezembro de 2023.
Participar das Eleições é uma medida importante para representar os interesses da categoria em um contexto político que ameaça a atuação de órgãos de fiscalização profissional que, assim como o CRC, buscam inibir o exercício ilegal ou irresponsável da profissão pela defesa da sociedade brasileira.   

Este ano, a grande novidade é que, pela primeira vez em todo o sistema CFC/CRCs, as chapas concorrentes devem ter no mínimo 30% de representantes de cada gênero, uma medida que busca reconhecer mais a participação feminina na categoria.

A votação é obrigatória para Contadores e Técnicos em Contabilidade registrados no CRCRJ, exceto para profissionais com idade igual ou superior a setenta anos, que o voto é facultativo. Para a votação, que acontece exclusivamente pela internet, das 8h de 19 de novembro às 18h do dia 20 do mesmo mês, só estarão aptos os Profissionais com registro ativo e situação regular com o Conselho.

O Coordenador da Comissão Eleitoral do CRCRJ, Conselheiros Wanderley Nogueira, alerta para o Profissional ficar atento no recebimento de Correspondência do CFC para a votação. "Todo o procedimento é coordenado pelo CFC, não havendo nenhuma ingerência do CRCRJ ou qualquer outro Conselho Regional. Portanto, caso o Profissional, ao se aproximar a data de votação, não tiver recebido a correspondência do CFC, deverá acessar o site www.eleicaocrc.org.br para recuperar sua senha provisória de acesso e obtenção de instruções", explica.

De acordo com a Resolução 1.571/2019 do CFC, em caso de não participação na votação por parte de Profissionais aptos, haverá prazo de trinta dias para apresentação de justificativa documentada por meio do site www.eleicaocrc.org.br. Após este prazo, será aplicada multa equivalente a 20% da Anuidade do Técnico em Contabilidade em vigor no faltante, podendo caber recurso.

Em caso de dúvidas a respeito do procedimento, basta acessar “"Perguntas e Respostas" ou  "Tutoriais" no site www.eleicaocrc.org.br.