Notícias

26/04/2018

CRCRJ realiza Solenidade do Dia do Profissional da Contabilidade

O Dia do Profissional da Contabilidade (25 de abril) foi comemorado em grande estilo pelo CRCRJ, que realizou solenidade com diversas homenagens e lançamento da 58ª Concerj, que acontecerá juntamente com o 14º Prolatino, em outubro. O evento foi realizado no auditório do Conselho, que também foi homenageado com moções de aplausos concedidas pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, pela Assembleia Legislativa e pela Câmara dos Deputados.

A primeira homenagem ocorreu antes mesmo da abertura do evento, com o descerramento da placa que nomeia o auditório do Conselho: Contadora Vitória Maria da Silva, Presidente do CRCRJ na Gestão 2014/2017. O Presidente Waldir Ladeira ressaltou que esta foi somente uma de suas realizações à frente do Conselho.

Em seguida, o Presidente Waldir Ladeira e o Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, lançaram a 58ª Convenção de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (Concerj) e o 14º Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino (Prolatino). Este ano, os eventos acontecerão juntos na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 9 a 11 de outubro. “É uma oportunidade para o Profissional da Contabilidade, que participará de dois eventos em um. Estamos muito felizes com essa parceria com o Conselho Federal de Contabilidade”, afirmou Ladeira.

Os temas serão: “Pluralidade da Profissão Contábil com União e Cooperação” (Concerj) e “210 anos da Chegada da Família Real ao Brasil” (Prolatino). “Tenho certeza que será um sucesso e já antecipo que estes dois grandes eventos irão repercutir em todo o Brasil e no exterior. Agradecemos ao CRCRJ pela parceria”, disse o Presidente do Conselho Federal, Zulmir Breda.

Homenagens

A noite contou com diversas homenagens outorgadas pelo CRCRJ: placas foram entregues ao Presidente do CFC, Zulmir Breda, por somar forças em prol da valorização da Classe Contábil em todo país; e, em parceria com a Fedcont RJ/ES/BA, a dois líderes sindicais que se destacam no cenário Contábil fluminense: os Presidentes dos Sindicatos dos Contabilistas de Niterói e de Volta Redonda, Magno Pacheco e Mário Ferreira Dias, respectivamente.  

O Presidente da Junta Comercial do Rio de Janeiro, Luiz Velloso, e o Profissional da Contabilidade Patrício Roche receberam moções de aplausos do CRCRJ pelos serviços prestados à Classe, contribuindo para o crescimento e reconhecimento social da profissão.

Os Delegados do CRCRJ em Resende, Ronaldo Gouveia, e Cabo Frio, Ramires Rodrigues, receberam placas de homenagem pelo destaque na realização de cursos em suas jurisdições, contribuindo com a Educação Continuada. Também foram nomeadas as duas novas Delegadas do Conselho: Flávia Domingos, que assumirá a recém-criada Delegacia de Duque de Caxias, e Giselle Confort, que assume a representação em Volta Redonda.

Além de parabenizar tantas personalidades, o Conselho também foi prestigiado neste dia 25 de abril: recebeu homenagens da Junta Comercial do Rio de Janeiro e do Sindicato das Empresas Contábeis do Rio de Janeiros, entregues pelos respectivos Presidentes Luiz Velloso e Arnaldo dos Santos Jr. Também foram entregues três moções de aplausos ao CRCRJ, pelos serviços prestados à sociedade fluminense: pela Câmara de Vereadores do Rio (indicação do vereador Tadeu Jr. – Junior da Lucinha); pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (entregue pelo Deputado Carlos Osório); e pela Câmara dos Deputados (indicação do Deputado Federal Otávio Leite).

“Com essas Moções de Aplausos, temos o reconhecimento do Município, do Estado do Rio, e também da União. Toda a Classe Contábil está sendo homenageada neste 25 de abril: Dia do Profissional da Contabilidade. Isso é valorização! ”, discursou o Presidente Waldir Ladeira.

Medalha Mérito Contábil Professor Orlando Martins Pinto

Como já é tradição, a Medalha Mérito Contábil Professor Orlando Martins Pinto – maior comenda do CRCRJ em reconhecimento a Profissionais que enobrecem a Classe e a Profissão Contábil – também foi entregue durante a solenidade do Dia do Profissional da Contabilidade. Este ano, ela foi outorgada à Contadora Márcia Tavares, Vice-Presidente do CRCRJ na Gestão 2016/2017 e Presidente do Sescon Rio de Janeiro na Gestão 2010/2013.

Emocionada, Márcia agradeceu pelo reconhecimento, ressaltando que percebe a homenagem como o encerramento de um ciclo, após tanta dedicação às entidades congraçadas, como CRCRJ e Sescon. Ela também agradeceu a seus familiares, ao Presidente Waldir Ladeira e à Presidente Vitória Maria da Silva (Gestão 2014/2017), por ter sido sua grande incentivadora na Profissão e nas entidades classistas.

Encontro de gerações

Mais uma vez colocando em prática o lema da gestão – “Valorização Profissional com União e Cooperação”, o Presidente do CRCRJ buscou unir duas gerações no evento. Por isso, realizou as solenidades de entrega dos Certificados de Mérito aos Profissionais com mais de 70 anos de idade e 20 de profissão, com registro ativo e sem ocorrências técnicas ou fiscais; e a entrega das carteiras profissionais aos novos Registrados.

Compuseram a mesa os Presidentes Waldir Ladeira e Zulmir Breda; a Presidente da Federação dos Contabilistas dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, Lygia Sampaio; o Presidente do Sindicato das Empresas Contábeis do Rio, Arnaldo dos Santos Jr.; o Presidente da Junta Comercial do Rio, Luiz Velloso; e o Deputado Estadual Carlos Osório. Os Profissionais com 70 anos ou mais retiraram seus certificados de mérito, que também garantem isenção de anuidade sem perda de direitos. Já os profissionais entrantes realizaram seu juramento guiados por Thais de Souza. O Paraninfo da turma foi o Conselheiro Ril Moura.