Notícias

28/03/2019

Rio de Janeiro recebe o 16º Encontro de Gestores Públicos e a 20ª Secofem

A solenidade de lançamento do 16º  Encontro de Gestores Públicos e da 20ª Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem), iniciados no dia 25 de março, no Ministério da Economia, no centro do Rio de Janeiro, contou com a presença de conselheiros do  Sistema CFC/CRCs  e de órgãos do governo. A conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Diva Gesualdi representou o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda.

A 20ª Secofem e o 16º EGP  são uma realização do CFC e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com apoio do CRCRJ e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).  A Secofem termina na próxima sexta, 29.

Em discurso, o presidente do CRCRJ, Waldir Ladeira, parabenizou o público – integrado por gestores públicos e profissionais da contabilidade que atuam no setor –, por participarem de tão relevante evento, e afirmou que o Conselho acredita na profissão e no poder de entrega dos contadores e técnicos em contabilidade. Ele ressaltou a busca do CRCRJ pela valorização dos profissionais da contabilidade em todos os segmentos, inclusive na área pública, cuja responsabilidade precisa ser mais reconhecida pelos gestores. Ao final, Ladeira dirigiu-se ao vice-governador do Estado, Cláudio Castro, para um pedido: fortalecer o quadro técnico de contadores públicos do Rio de Janeiro, agentes fundamentais para a transparência e o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Os eventos têm o objetivo de reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em Demonstrativos Fiscais e outros assuntos afins no âmbito Estadual Municipal, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos, tais como o uso da informação de custos, operações de crédito, transferências voluntárias, o pacto federativo, a convergência aos padrões internacionais da contabilidade pública, o Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Sistema de Informações Contábeis e Fiscal do Setor Público Brasileiro – Siconfi, Matriz de Saldos Contábeis, entre outros.

Compuseram a mesa de honra, além do presidente do CRCRJ, Waldir Ladeira, e da conselheira do CFC Diva Gesualdi, o vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, representando o governador Wilson Witzel; a subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Milhomem; o promotor de Justiça Virgilio Panagiotis Stavridis, representando o procurador-geral do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Eduardo Gussem; a chefe do Centro Regional Sudeste da ENAP, Andrea Stelet; a subsecretária de Contabilidade-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Stephanie Guimarães; o contador-geral do Município do Rio de Janeiro, Ricardo Ferraz; o procurador-regional de Fazenda Vinícius Queiroz; e Ericson Faria, superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Rio de Janeiro.

Também participaram do evento o vice-presidente Operacional do CRCRJ, Elias Martins; a conselheira do CRCRJ e coordenadora da Comissão da Área Pública, Ana Luiza Lima; o conselheiro do CRCRJ e coordenador da Comissão de Articulação Política-Institucional, Gustavo Cretton; e o diretor de Relações Institucionais, Felipe Ribeiro.

 

Por Conselho Federal de Contabilidade