Notícias

15/03/2019

CRCRJ se reúne com OAB/RJ para tratar de prerrogativas profissionais

Nesta sexta-feira (15), o Presidente do CRCRJ, Waldir Ladeira, visitou o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Rio de Janeiro (OAB/RJ), Luciano Bandeira, para tratar sobre a aproximação entre as entidades e suas respectivas categorias profissionais. Os pontos debatidos na reunião foram: apoio da Ordem à recém-criada Comissão de Prerrogativas Profissionais do CRCRJ; criação da Comissão de Direitos Humanos do CRCRJ, com a presença de advogados como membros convidados; participação do CRCRJ e da OAB/RJ no Conselho Econômico do Estado, proposta do Governador Wilson Witzel; e criação de uma Comissão mista de Direito Contábil, envolvendo integrantes das duas entidades.

O Presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, mostrou-se comprometido em atender às demandas do CRCRJ: “Temos total interesse em fazer essa integração. A Contabilidade e a Advocacia, especialmente quando tratamos da área tributária, são trabalhos complementares. Por isso tem que haver proximidade entre o Contador e o Advogado”, disse, sendo complementado pelo Presidente Ladeira: “A sociedade precisa ver que os Profissionais da Contabilidade e os Advogados andam lado a lado”.

A respeito das Prerrogativas Profissionais, o Presidente Ladeira esclareceu que a Comissão deverá desenvolver um projeto para ser entregue ao Conselho Federal de Contabilidade, e que conta com a expertise da Comissão Estadual de Prerrogativas Profissionais da OAB/RJ, que foi presidida por Bandeira na gestão anterior. “A OAB já conquistou diversas prerrogativas, precisamos afinar os conceitos e contamos com a orientação de vocês nesse sentido”, explicou o Presidente do CRCRJ.

No caso da OAB, as prerrogativas profissionais estão previstas em Lei de âmbito nacional. “Ainda assim, ajuizamos ações civis públicas para cumprimento”, esclareceu o Fábio Nogueira, Secretário-Adjunto da OAB/RJ. “Sob o ponto de vista pragmático, podemos atuar em conjunto na busca de mais prerrogativas profissionais, especialmente por se tratarem de dois atores sociais de muita relevância: OAB e CRCRJ”, declarou.

Também participaram da reunião o Presidente da Comissão de Prerrogativas Profissionais do CRCRJ, Conselheiro Marcos Diaz, o membro da Comissão de Prerrogativas Profissionais, Márcio Benedito, Profissional da Contabilidade e Advogado; e a advogada com militância na área de Direitos Humanos Gabriela Rodrigues.