Notícias

14/03/2018

Conheça o Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina – Entrevista com Gil Marques Mendes

A fiscalização do CRCRJ tem como principal objetivo supervisionar o correto exercício da profissão Contábil. Sua atuação tem foco orientativo e não punitivo, ou seja, esclarecendo ao profissional da Contabilidade quais normas e padrões devem ser seguidos antes de aplicar qualquer punição. Para isso, utilizam-se duas frentes: a realização de palestras elucidativas; e a fiscalização em formato híbrido: presencial e eletrônica.

O Vice-Presidente preside reuniões das Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, administra os processos fiscais e de denúncia, além de supervisionar as atividades de fiscalização determinando diligências, instaurações, distribuições e acompanhamento dos processos fiscais.
Confira a entrevista com o Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Gil Marques Mendes

1) Quais são seus desafios à frente da Vice-Presidência?
O compromisso legal de atuar como fator de proteção e orientação da sociedade de acordo com os preceitos legais estabelecidos no Decreto-Lei 9.925/46. E fortalecer a profissão com uma fiscalização ativa, retirando da área contábil os inabilitados tecnicamente, bem como os leigos no exercício de profissão de Contabilidade.

2) Quais são os principais projetos para Vice-Presidência na Gestão 2018-2019?
Pretendemos buscar ferramentas tecnológicas mais eficientes para o desenvolvimento e aumento da qualidade no julgamento dos processos fiscais, além de aumentar a qualidade técnica de fiscalização inerente a profissão.

3) Como sua experiência no ramo contábil pode contribuir com suas atividades à frente da Vice-Presidência?
Como auditor independente na ativa, uso a experiência profissional na criação compartilhada com os fiscais, propondo termos de verificação nos procedimentos em seus trabalhos.

4) Em sua opinião, quais foram os principais avanços do CRCRJ, do Sistema Contábil Brasileiro e da Contabilidade nos últimos anos? 
Com o avanço tecnológico, a profissão Contábil evolui como assessoria e consultoria uniformizando as Normas Brasileiras com as Internacionais, promovidas pelo Sistema Contábil Brasileiro, desenhando um novo futuro da profissão como atividade orientativa e técnica para gerenciamento e tomada de decisão. 

Gerência de Comunicação do CRCRJ