Notícias

06/03/2018

Conheça a Vice-Presidência de Registro Profissional – Entrevista com Carlos Alexandre de Paiva

O Profissional da Contabilidade, quando aprovado no Exame de Suficiência, prova realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade, precisa se registrar junto ao Conselho de seu Estado para exercer a profissão de forma regular. A Vice-Presidência de Registro Profissional atua diretamente com esta demanda, desde a parte de julgamento de processos de registro, baixa e alteração de dados, bem como atendendo as dúvidas dos Profissionais em relação aos procedimentos do Conselho.

Além disso, é o setor responsável por “auxiliar o Presidente do CRCRJ, executando incumbências que lhe forem delegadas, coordenar os trabalhos da Câmara, atuando diretamente no julgamento dos processos e, quando necessário, solicitar diligências para a instrução de processos de registro”, pontua Carlos Alexandre de Paiva, Vice-Presidente de Registro do CRCRJ.

Segundo ele, o principal desafio do setor é atender aos Profissionais de acordo com a legislação e auxiliá-los a sempre cumprir os prazos de inclusão ou baixa de registro. Assim, o Profissional da Contabilidade pode atuar em sua profissão estando registrado no órgão competente.

Confira abaixo a entrevista completa com o Vice-Presidente Carlos Alexandre de Paiva:

1. Quais são os principais projetos da Vice-Presidência para a gestão 2018-2019?

Temos como meta fazer campanhas em Universidades, para que o aluno, quando se forme, venha fazer parte de nosso Conselho. Outro projeto é investir em palestras e cursos, para que venham participar ativamente do nosso dia a dia, se aprimorando ainda mais em sua área de atuação. Além disso, realizaremos campanhas para atualização cadastral dos profissionais registrados, a fim de melhorar o relacionamento e a comunicação entre o CRCRJ e o Profissional.

2. Como sua experiência no ramo contábil pode contribuir com suas atividades à frente da Vice-Presidência?

Utilizando todo o aprendizado de anos de estudos e experiência na área privada, buscamos otimizar nossos trabalhos no Registro, fazendo com que as atividades sejam distribuídas de forma que todos fiquem mais à vontade e que os funcionários tenham gosto pelo serviço. Procuramos olhar nosso setor como uma empresa, que precisa controlar seus custos e desempenhar bem suas funções, atendendo às expectativas propostas.

3. Em sua opinião, quais foram os principais avanços do CRCRJ, do Sistema Contábil Brasileiro e da Contabilidade nos últimos anos?

Entendo que o CRCRJ deve, bem como os demais Estados, estar sempre em mudança para atender melhor aos profissionais. Temos que proporcionar cursos de aperfeiçoamento e isso nosso Conselho está fazendo cada vez mais. A Contabilidade hoje é muito mais que fazer lançamentos. O verdadeiro Profissional da Contabilidade deve estar ao lado de seus clientes para, juntos, analisarem seus balanços e verem as melhores opções de investimento e empreendimento para seu negócio.

Carlos Alexandre de Paiva é contador, titular da empresa Controle Assessoria Contábil, ex-Presidente da Associação dos Profissionais da Contabilidade de Petrópolis (2008/2009 e 2016/2017) e Vice-Presidente de Registro do CRCRJ.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: Gerência de Comunicação CRCRJ