Notícias

18/06/2018

Presidentes do CFC e do Glenif assinam convênio de cooperação institucional

Durante a reunião do Diretório do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Informação Financeira (Glenif), realizada no dia 13 de junho, na sede do Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (Ibracon), em São Paulo, os presidentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, e o presidente do Glenif, Eduardo Pocetti, assinaram convênio de cooperação institucional entre as duas entidades.

O convênio tem como objeto apoiar o Glenif em qualquer atividade que leve a integrar os contadores latino-americanos e a buscar apoio para o desenvolvimento profissional, especialmente na promoção/adoção das normas emitidas pelo International Accounting Standards Board (Iasb) na região e sua aplicação constante.

A cooperação institucional tem o propósito de integrar todos os países que compõem o Glenif, para agir, de forma proativa, por meio dos profissionais das respectivas organizações contábeis, nos grupos técnicos de trabalhos, que analisam os documentos emitidos pelo Iasb.

Ao iniciar a reunião do Diretório, o presidente do Glenif registrou a importância da participação do presidente Zulmir na reunião, considerando que o CFC, “mais do que um órgão de registro de toda a profissão contábil no Brasil, é a entidade que, por lei, emite as Normas Brasileiras de Contabilidade e de Auditoria”, afirmou Pocetti.

“Todo o interesse e disposição do Brasil para dar apoio às atividades do Glenif se concretiza com a formalização desse compromisso, com a assinatura do instrumento dessa parceria”, disse Zulmir Breda. Segundo ele, o CFC firmou esse convênio, uma vez que entende a importância do trabalho do Glenif, no sentido de congregar os interesses da América Latina na discussão sobre as normas de contabilidade.

Além dos membros do Diretório do Glenif, a reunião contou com as seguintes participações: Amaro Gomes, membro do Iasb; Juarez Domingues Carneiro, presidente do Conselho Consultivo da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); e Marco Aurélio Fuchida, superintendente do Ibracon.

Sobre o Glenif

O Glenif, constituído em 28 de junho de 2011, é integrado, ao todo, por entidades emissoras de normas contábeis de 17 países da América Latina e tem como objetivo trabalhar em parceria com o International Accounting Standards Board (Iasb) em aspectos técnicos, respeitando a soberania nacional de cada país membro; promover a adoção da convergência das normas internacionais emitidas pelo Iasb; cooperar com governos, reguladores e outras organizações regionais, nacionais e internacionais que contribuam para a melhor qualidade financeira das demonstrações; e colaborar com a difusão das normas emitidas pela Iasb.

fonte: Conselho Federal de Contabilidade