Notícias

18/12/2017

Contabilidade, uma escolha acertada!

Recentemente participei com minha família do matrimônio de um casal de amigos. Tudo muito lindo, desde a decoração da Igreja até os trajes dos recém-casados. Naquele momento ouvimos lindas palavras de amor, carinho, companheirismo e compromisso, proferidas pelo ministro de Deus.

Dentre várias mensagens do sermão do Padre uma me fez lembrar momentos especiais. E disse ele: “o homem não escolhe pai e mãe e mesmo assim os ama de todo coração, entretanto, o companheiro ele tem a oportunidade de conhecer e escolher. E se ama tanto seus pais que não escolheram, imaginem alguém que teve a oportunidade de escolher?" Lembrei-me de duas das escolhas que fiz uma por ocasião do meu matrimônio e a outra pela contabilidade.

Decidir não é tarefa fácil, requer conhecer, ter em mãos o maior número de informações possíveis para uma decisão acertada. Das duas escolhas que fiz, discorrerei agora sobre a contabilidade. Essa ciência fascinante que rege o mundo dos negócios e por consequência ajuda no desenvolvimento do país, que escolhi ser bacharel, contador, especialista, professor da área e algo que ainda não sou, mas já escolhi.

Falar da ciência contábil sempre me remete a uma viagem no tempo, precisamente aos nossos ancestrais primitivos que no decorrer de sua evolução sentiram a necessidade de controlar seus bens materiais de maneira a provar sua existência física, passando então a registrá-los de forma rudimentar, nas rochas, argila, tábuas, papiro, etc.

Por decorrência, deu-se início, em passos lentos, o estudo contábil com foco na evolução patrimonial, objeto de estudo da ciência contábil e de sua importância nas relações homem-negócio, surgindo desde então várias correntes do pensamento contábil que contribuíram, e ainda contribuem significamente para o enriquecimento desta ciência social.

De lá para cá, a contabilidade avançou muito. Hoje é uma ciência presente nas diversas universidades e faculdades do país ofertando o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis. O Contador, fruto dessa ciência, atualmente é um dos profissionais mais requisitados e necessários no mundo dos negócios, atuando diretamente como consultor em prol das decisões, ou seja, das escolhas.

Manter a contabilidade em dia, fornecer informações aos seus diversos usuários, fazer análises tributária, financeira, pessoal, gerar relatórios contábeis e analisá-los – diga-se de passagem, essenciais – são, dentre várias, funções do profissional contábil e de sua responsabilidade incalculável.

Como disse a ciência contábil é deslumbrante e, entre muitas variáveis, escolhi por isso e muito mais. E você, fez suas escolhas?
*Marcelo Neves Sousa
Contador, professor, especialista em contabilidade, auditoria e controlaria.

fonte: Portal Contábeis