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09/07/2018

Veja como se cadastrar no Meu INSS

 Os trabalhadores que precisam dar entrada em algum requerimento no INSS, como pedido de aposentadoria por idade e tempo de contribuição , salário maternidade, além de conferir o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), entre outros, têm que agendar o atendimento pela internet no site www.meu.inss.gov.br ou ligar para a Central de Atendimento 135. Para dar uma ajuda ao trabalhador que quer acessar os serviços do INSS pela web, O DIA fez um passo a passo para mostrar como se faz para cadastrar login e senha, necessários para o acesso.

Para fazer o cadastro, é preciso ter em mãos carteiras de trabalho, contracheques, além de documentos pessoais, como identidade e CPF. Uma dica importante: ao final de cada passo clique no botão "não sou um robô" para passar à tela seguinte do Meu INSS. Ao acessar o portal, logo na primeira página, escolha a opção "login" no topo ao lado direito da tela.

Em seguida abrirá uma janela do cidadão.br, página de cadastro do governo federal que permite, com senha única, o acesso a diversos serviços. Nela clique no botão "primeiro acesso". Na página seguinte, assinale o botão de "cadastre-se" que fica do lado direito na parte de baixo da tela.

A próxima página vai pedir número de CPF, o nome completo, a data de nascimento do segurado, o nome da mãe e o estado de nascimento para fazer o login. Após preencher todas as informações, clique em "próximo".

Neste acesso, o trabalhador responde a cinco perguntas sobre o histórico previdenciário e o seguro-desemprego. Por isso é importante ter as carteiras de trabalho ou contracheques em mãos. Uma das informações que pode ser pedida é o valor do último salário de contribuição, e isso é informado no contracheque.

Código de acesso

Após esse passo é gerado, na internet, um Código de Acesso, que será trocado por senha pelo próprio trabalhador. Ela deve conter, no mínimo, nove caracteres, entre eles uma letra maiúscula e um caractere especial. Ao final desse passo, selecione "próximo".

Depois de preencher todas as informações, o site pedirá permissão para que seus dados pessoais sejam usados no site Meu INSS. Escolha "autorizo" para prosseguir.

Agora com login e senha criados, outros serviços podem ser acessados no site do Meu INSS, como "aposentadoria urbana" (por idade e tempo de contribuição), "salário-maternidade", "extrato CNIS", "histórico de créditos", "carta de concessão", "consulta revisão de benefício-artigo 29", "declaração de regularidade de contribuinte", entre outros.

Como pedir aposentadoria por idade
Quer saber como pedir aposentadoria por idade pela internet? O DIA dá uma mãozinha! Login e senha criados, volte à tela inicial do Meu INSS. Nela, escolha a opção "aposentadorias urbanas", no topo do menu lateral esquerdo. Nessa aba, aparecerão os tipos de aposentadorias: por idade (60 anos de idade para mulheres e 65 anos para homens) ou por tempo de contribuição (30 anos de trabalho para mulheres e 35 anos para homens).

Selecione a seta à direita da opção "aposentadoria por idade". Abaixo da opção, aparecerão os requisitos para fazer o pedido do benefício. Se atender aos requisitos, pressione o botão "selecionar" no canto inferior.

Em seguida, clique em "avançar", no canto inferior direito da tela. Insira os dados pedidos pelo Meu INSS e clique em "avançar". Na página seguinte, aparecem os postos de atendimento de acordo com o endereço do cadastro. Selecione o local e aperte em "avançar".

A página exibirá as informações e os dados do atendimento. Role a página para baixo para ver a opção "Declaro que li e concordo com as informações acima". Clique na caixinha ao lado da frase e depois em "confirmar".

Em seguida, aparecerá "avançar" no canto inferior direito da janela. Aperte-o para continuar o requerimento. Após confirmar os dados, gere o comprovante clicando no botão azul.

fonte: O Dia