Notícias

21/03/2019

Governança e Contabilidade do Setor Público estarão em foco em eventos no RJ

A boa governança no âmbito da administração pública e a aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP) – editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e convergidas às International Public Sector Accounting Standards (Ipsas) –, estão entre os principais temas a serem abordados de 25 a 29 de março, no Rio de Janeiro, durante o 16º Encontro de Gestores Públicos (EGP) e a XX Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem).

As inscrições para os dois eventos são gratuitas e estão abertas aos profissionais que trabalham em rotinas de contabilidade, responsabilidade fiscal, transparência e controle, contabilidade aplicada ao setor público e em setores relacionados, da administração estadual e municipal. Estudantes de Ciências Contábeis e de áreas afins também podem se inscrever.

Os dois eventos são promovidos pelo CFC, Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), e vão ocorrer no Centro Regional Enap – Polo Rio de Janeiro – Ministério da Economia (Av. Presidente Antônio Carlos, 375, 13º andar, Castelo).

As inscrições podem ser feitas no Sistema de Eventos do CFC.

Programação

A programação do 16º Encontro de Gestores Públicos irá ocorrer no dia 25 de março, das 8h às 17h30. A abertura contará com a participação de representantes das entidades promotoras. Em seguida, haverá uma palestra a ser proferida pela subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Batista Dantas Milhomem. A programação do EGP é composta ainda pelos painéis “Contabilidade, Transparência e Controle” e “Boas Práticas e Experiências”; e pelas mesas de debate “Relações Federativas” e “Responsabilidade Fiscal”.

Já o programa das disciplinas da XX Secofem será desenvolvido de 26 a 29 de março. As aulas serão expositivas e práticas, com exercícios de fixação.

As disciplinas da XX Secofem irão abordar conteúdos sobre Estrutura Conceitual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Fundamentos da Lei de Responsabilidade Fiscal, Procedimentos Contábeis Orçamentários, Dívida Pública e Resultados Fiscais, Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e vários outros temas relacionados à contabilidade pública.

Confira a grade de disciplinas da XX Secofem.

Informações

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Eventos do CFC, pelo telefone (61) 3314-9419 ou pelo email eventos@cfc.org.br

 

Por Conselho Federal de Contabilidade