Notícias

05/06/2018

Uso de insights comportamentais na educação financeira

A Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgam hoje (30/5), o relatório The Application of Behavioural Insights to Financial Literacy and Investor Education Programmes and Initiatives. O documento aborda o uso de insights comportamentais na educação financeira e de investidores, especialmente no que diz respeito à tomada de decisões financeiras.

Coordenado pelo Comitê 8 (C8 – Comitê de Investidores de Varejo) da IOSCO, presidido pela CVM, o relatório é fruto da contribuição de mais de 80 instituições e inclui uma ampla variedade de aplicações práticas de insights comportamentais.

Ciências comportamentais e educação financeira

O relatório discorre sobre o uso de ciências comportamentais no desenvolvimento de iniciativas de educação financeira mais eficazes em comparação aos programas considerados mais tradicionais. O material apresenta, também, formas de utilização dos insights no ambiente regulatório, tomando por base problemas que os investidores podem enfrentar no momento da tomada de decisão financeira.

“O relatório traz uma pesquisa inédita pela sua abrangência e representa um marco importante na agenda de desenhar políticas publicas baseadas em evidências. Ao oferecer vários exemplos concretos de aplicação de insights comportamentais, esse projeto conjunto, liderado pela CVM, representa um marco importante na trajetória de promover uma educação financeira e de investidores mais efetiva, considerando as lições da economia comportamental, da psicologia econômica e social, da antropologia e de outros campos do conhecimento”, comentou José Alexandre Vasco, superintendente de orientação e proteção aos investidores (SOI) da CVM.

Mais informações: Acesse o relatório na íntegra.

fonte: Conselho Federal de Comunicação