Notícias

14/05/2018

Confira dez dicas para melhorar a saúde de suas finanças

Rio - Há 10 anos eu venho levantando, carregando e fincando a bandeira da Educação Financeira em vários lugares incluindo entidades de ensino, publicas ou privadas, e instituições altamente conceituadas, como a Escola Superior de Guerra (ESG). Sou autor do livro Faça as Pazes com o Dinheiro, que também dá nome a essa coluna dominical, aqui no DIA. E dou expediente sobre o tema no Painel Econômico da rádio JBFM (99,9).

A maior prova do grande acerto dessa escolha que eu abracei em 2008 é a Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira. Na sua quinta edição, a Semana Enef começa amanhã (14) e vai até sábado (20). Promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), a Semana Enef tem como objetivo disseminar a Educação Financeira e Previdenciária, contribuindo para o fortalecimento da nossa cidadania, autonomia e independência.

O Conef é responsável pela coordenação da Enef e composto por BC, CVM, Susep, Anbima, Previc, Sebrae, Febraban, Brasil, Bolsa e Balcão (B3), CNseg (confederação das seguradoras) e Consed (secretários de Educação), além dos ministérios da Fazenda, da Educação e da Justiça. Conheça mais sobre a Enef no site www.vidaedinheiro.gov.br e sobre a programação da 5ª Semana no site www.semanaenef.gov.br/agenda.

Lá estão todas as atividades da agenda oficial, com informações sobre inscrições e locais dos eventos em todo o país.

Leia, pense, poupe e compartilhe...

No Rio, nesta segunda-feira, servidores da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) ministrarão as palestras "Precisamos falar sobre dinheiro" e "O planejamento financeiro no cotidiano". A título de amostra ou aperitivo, eu fui buscar 10 dicas com José Alexandre Vasco, superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores, da CVM.

1 Cultive os seus sonhos! Faça planos objetivos para o futuro. Onde você se vê em cinco ou dez anos? O que você espera que o dinheiro traga de bom?

2 Fale sobre dinheiro em casa! Conversar é estabelecer planos e metas comuns com a família.

3 Tenha reserva para os imprevistos e para a aposentadoria! São dois objetivos muito importantes para poupar dinheiro.

4 Compre depois! Compare os juros antes de fazer qualquer empréstimo ou negócio a prazo. Poupar para comprar à vista costuma ser melhor do que comprar no crédito.

5 Troque sua dívida por outra com juros mais baixos! Você pode renegociar junto aos bancos. Se não der certo, o cidadão pode recorrer a órgãos de defesa do consumidor.

6 Use o cartão com responsabilidade! O BC e a Abecs lançaram a campanha "Se passar o cartão, não passe dos limites". Você pode encontrar videoaulas no Youtube da Abecs.

7 Reserve uma quantia já no começo do mês! Não espere para guardar o que sobra. Assim que entrar o salário, primeiro pague seus sonhos e objetivos, poupando o dinheiro.

8 Não deixe seu dinheiro parado! Economizar é importante, mas todo o esforço de cortar gastos pode ser desperdiçado quando mal investido.

9 Não perca dinheiro! Para o supermercado ou para coisas simples, faça uma lista de compras. Tenha claro o que é essencial e corte o que é dispensável. Querer é diferente de precisar.

10 Não faça como os outros! Controle as finanças: anote o que gasta e o que ganha em um caderno e use envelopes para dividir as despesas (ou procure um aplicativo de controle financeiro).

fonte: O Dia