Notícias

31/01/2018

Vice-presidente do CFC destaca novas evidências em publicação da Ifac

O papel das firmas de auditoria de pequeno e médio portes (SMPs, na sigla em inglês) no apoio às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) tem sido de grande importância para o crescimento das PMEs em todo o mundo. Essa constatação foi destacada pelo vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Idésio Coelho, com base em dados produzidos pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês). A Ifac é composta, atualmente, por mais de 170 organizações profissionais de 130 países.

Membro do Conselho de Administração da Ifac, Idésio Coelho cita que a entidade publicou um relatório que ilustra o relacionamento entre as firmas de pequeno e médio portes e seus clientes, principalmente PMEs. Com o título The Role of SMPs in Providing Business Support to SMEs: New Evidence, a publicação analisa os principais fatores do relacionamento assessor-cliente; a demanda por serviços de consultoria empresarial das SMPs; e os desafios relacionados ao crescimento das firmas de auditoria de pequeno e médio portes. Ainda, o documento relata a forma como as organizações profissionais de contabilidade (PAOs, na sigla em inglês) podem apoiá-las.

O relatório é baseado em pesquisa desenvolvida pela Ifac com a Universidade de Estudos Econômicos de Bucareste-Romênia e a Universidade de Dayton-USA. Pesquisadores das universidades analisaram trabalhos  acadêmicos e relatórios publicados desde a revisão, em 2010, do documento The Role of SMPs in Providing Business Support to SMEs.

Para conhecer a publicação da Ifac, clique AQUI.

fonte: Conselho Federal de Contabilidade