Notícias

18/12/2017

Prêmio do CRCRJ reconhece compromisso de empresas contábeis com a sustentabilidade

A 15ª edição do Certificado Empresa Cidadã homenageou 48 empresas pela qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais.

Nesta quinta-feira, 14, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) premiou 48 empresas com o Certificado Empresa Cidadã. O evento, realizado na sede do Conselho, no centro do Rio - já em sua 15ª edição -, incentiva a excelência na qualidade das informações contábeis e socioambientais, publicadas nos relatórios anuais de empresas de todos os portes e segmentos do país.

Sessenta e uma empresas participaram do projeto. Foram certificadas aquelas cujas informações alcançaram o nível de qualidade exigido pelo regulamento, segundo análise de uma equipe de mestrandos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os profissionais contábeis responsáveis pelos relatórios das Organizações certificadas receberam o Diploma de Mérito Contábil – Empresa.

“Essa é uma certificação do compromisso de sustentabilidade da empresa. Além das informações contábeis que estão nos balanços financeiros, analisamos também o conjunto de ações que mostram os aspectos e investimentos nas áreas socioambientais que cada empresa desenvolveu”, explica Jorge Ribeiro, conselheiro do CRCRJ e coordenador do projeto.

Para Ricardo Sforza, representante de Furnas, participar dessa certificação é um privilégio, pois é um reconhecimento para toda a área contábil da empresa e também para as várias equipes que desenvolvem ações para melhorar a responsabilidade social da companhia. “Geramos energia elétrica para uma parcela significativa do país e essa atividade causa impactos ambientais inevitáveis. Fazemos um grande esforço para que toda essa produção seja feita da forma mais responsável e sustentável possível”, disse o técnico da Gerência de Sustentabilidade de Furnas.

“Recebemos esse certificado com muita satisfação porque a Companhia não trabalha apenas pelo lucro, mas pela sociedade também. O nosso compromisso é trabalhar em prol da população e do meio ambiente; afinal de contas, a máquina que move a empresa é o meio ambiente, então procuramos cuidar dele para que ele nos dê o retorno que a gente espera”, afirmou Josimar Viana Lima, especialista contábil que representou a CEG Rio.

Diversas outras empresas também receberam o Certificado Empresa Cidadã, como o Bradesco, EletrobrasTermonuclear, Vale, Indústrias Granfino, cooperativas de trabalho da Unimed, entre outras.

"Esse é um dos principais eventos do nosso Conselho e o fato de acontecer há 15 anos, ininterruptamente, demonstra sua relevância não só para a classe contábil mas para toda a sociedade. É mais uma ação no sentido de valorizar a importância da Contabilidade para as empresas e para o país", declara a presidente do CRCRJ, Vitória Maria da Silva.

fonte: Segs