Notícias

28/06/2018

Prêmio Sebrae Empreendedor é entregue no Palácio Guanabara

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Sebrae-RJ e a Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj) entregaram, nesta quinta-feira (28/6), o X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A premiação reconhece prefeitos e gestores municipais que implantaram projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

– Sou um entusiasta desta iniciativa do Sebrae-RJ. Tive a oportunidade de receber esta premiação duas vezes quando era prefeito de Piraí. Tenho um carinho especial por este prêmio. Sempre coloquei que pouquíssimas instituições no país valorizam o trabalho dos prefeitos. É preciso estimular as administrações, investir nas cidades, e o prêmio do Sebrae tem esta característica – ressaltou o governador Luiz Fernando Pezão, durante cerimônia realizada no Salão Nobre do Palácio Guanabara.

Nesta edição, foram 74 municípios inscritos, com 35 selecionados. Eles concorreram com 41 projetos, já que cada cidade pode se candidatar em, no máximo, duas das oito categorias.

O evento, que tem o objetivo de estimular ações de empreendedorismo e o fortalecimento da economia local e a dinamização das vocações regionais, premiou nas seguintes áreas: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Desburocratização e Implementação da Rede Simples; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Empreendedorismo na Escola; e Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).


– Atualizamos as categorias para desafiar os prefeitos na busca incessante por uma gestão em favor do empreendedorismo. E a adesão foi grande – explicou o diretor-superintendente do Sebrae-RJ, Cezar Vasquez.


Para o presidente da Aemerj e prefeito de Piraí, Luiz Antônio da Silva Neves, estimular a administração municipal é um grande incentivo a novas ideias.


– Valorizar o bom trabalho que é feito com carinho no dia a dia certamente traz ânimo a todos os prefeitos e secretários, servidores públicos, de continuar lutando para oferecer o melhor para a comunidade – disse.


Empreendedorismo na Escola


Prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Lemos venceu na categoria Empreendedorismo na Escola. A cidade, que fica na divisa com o estado do Espírito Santo e tem em média 50 mil habitantes, apostou nas aulas de Empreendedorismo. A iniciativa já tem dado resultados positivos.

– Começamos a fazer este trabalho e foi um grande sucesso. Implantamos a disciplina Empreendedorismo do 6° ao 9° ano. Estamos incentivando nossas crianças a serem pequenos empresários. Uma aluna, por exemplo, sentia vergonha da mãe que vendia empada. Após as aulas, decidiu trabalhar com a família. Hoje, a aluna faz salgados e já quer montar uma lanchonete. Somos o penúltimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado e nossa economia é baseada na agricultura e na pesca – contou a prefeita.

Prefeito de Cantagalo, Guga de Paula ganhou na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios com o projeto Cantagalo Compra de Cantagalo: Valorizando o Empresário Local.

– Quero agradecer ao Sebrae. Nossa equipe tem procurado sempre mexer com o pequeno empreendedor. Obrigada a todos por este prêmio – afirmou o prefeito, que também ganhou na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico.

Nas categorias Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios e Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual, o vencedor foi o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva. Na categoria Desburocratização e Implementação da Rede Simples, o prêmio foi para o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Mauro Soares. Em Pequenos Negócios no Campo, o vencedor foi o prefeito de Magé, Rafael Santos de Souza. Já na categoria Inovação e Sustentabilidade, o prêmio foi entregue ao prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Martins Lisboa. 

fonte: Governo do Rio de Janeiro