Notícias

18/07/2018

Seminário elucida Contabilização dos Custos no Governo Federal

Aconteceu, na úiltima terça-feira (17), no Auditório do CRCRJ, o Seminário “Valorizando a Contabilidade Pública - etapa Contabilizando Custos no Âmbito do Governo Federal”. O evento foi organizado pela Comissão da Área Pública do CRCRJ, em parceria com o Tesouro Nacional e a UFRJ. O Vice-Presidente Operacional do CRCRJ, Elias Martins, deu as boas-vindas aos presentes.

No primeiro painel, que tratou sobre o Sistema Integrado de Gestão Patrimonial, o Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional Júlio Cezar Araújo, e a Gestora do SIADS, Cláudia Braga, apresentaram o contexto, a contratação e as evoluções do Sistema. Eles destacaram seus principais benefícios, como a integração com o SIAFI, o melhor processo de adequação dos recursos públicos, a melhoria na prestação de serviços do governo e a redução da vulnerabilidade da administração pública.

O tema do segundo painel foi a Gestão de Custos no Setor Público. O Auditor da STN Ramon Santos palestrou sobre as novas funcionalidades do Portal de Custos. Em seguida, Roberto Dornelas falou sobre os avanços, as perspectivas e a contribuição dos custos ao cenário econômico. O Chefe do Departamento de Contabilidade, Orçamento e Finanças da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPMR), Suliman de Souza, encerrou a etapa mostrando a experiência da Companhia.

Ambos os painéis foram mediados por Éder Vogado, Gerente de Informação de Custos da Secretaria do Tesouro Nacional. Em breve, você poderá conferir todo o conteúdo do evento na TV CRCRJ.