Notícias

18/12/2018

CFC participa de Comissões na AIC

Representantes do Sistema CFC/CRCs participaram, de 7 a 9 de novembro de 2018, na Guatemala, da 8ª  edição do Cumbre de Las Américas, que é realizado a cada dois anos, e  junto com a Conferência Interamericana de Contabilidade são considerados os eventos  mais importantes idealizados pela Associação Interamericana de Contabilidade (AIC).
 
 
 
No escopo de trabalho da AIC, há 11 Comissões Técnicas das quais o CFC participa de oito. Para a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e primeira vice-presidente da AIC (2017-2019), Maria Clara Cavalcante Bugarim “ a participação do CFC é fundamental porque temos profissionais brasileiros capacitados que podem contribuir com o desenvolvimento e crescimento da contabilidade no cenário mundial”, esclarece Maria Clara.
 
As Comissões Técnicas, além de analisaram os Exposure Drafts emitidos pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) e do Comitê Internacional de Normas Contábeis (Iasb, na sigla em inglês), definiram os temas que irão compor a programação da XXXIII CIC, a ser realizada em Cartagena das Indias (Colômbia) em outubro de 2019.
 
 Na ocasião  foram analisados os aspectos referentes ao exercício da profissão e seus diferentes ramos, inclusive aqueles relacionados com a educação continuada, com a qualidade dos serviços e com a aplicação de tecnologias.
 
As Comissões Técnicas que o CFC possui representantes são:  Investigação Contábil, Ticiane Lima dos Santos; Normas e práticas de auditoria, José Eraldo Lúcio de Oliveira; Setor Público, Paulo Henrique Feijó; Educação, Lucilene Florêncio Viana; Administração e Finanças, Carlos Roberto Ribeiro Sampaio; Ética e Exercício Profissional, Enory Luiz Spinelli; Gestão Integral de Pequenas e Médias Organizações, Hélio Cezar Donin Junior;  e Sistema e Tecnologia, Márcia Ruiz Alcazar.
 
Sobre a AIC
 
A Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), reconhecida como a organização de contabilidade internacional mais antiga do mundo, foi concebida e fundada com o objetivo principal de integrar os contadores do continente americano, assumir o compromisso de sua representação e promover constante aprimoramento da qualificação dos profissionais, seus conhecimentos e deveres sociais.
 
Com mais de 60 anos de atividade institucional, a AIC tem contribuído para fortalecer as organizações profissionais de contadores nos países americanos que a patrocinam, além de participar ativamente no desenvolvimento harmônico da prática livre da Contabilidade.