Notícias

19/02/2018

CFC e CGU realizam Seminários Regionais de participação e Controle Social

A parceria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), firmada em 2017, que tem o objetivo de fomentar a criação de ouvidorias em todo o Brasil e de informar os gestores sobre as boas práticas de governança, retoma as atividades, no dia 12 de abril, em Cuiabá (MT), com os Seminários Regionais de participação e Controle Social, conhecido por Seminário de Transparência e Controle Social.

Com a mesma metodologia utilizada nos eventos realizados no ano passado, o Seminário, que já reuniu mais de  dois mil profissionais e  percorreu as seguintes capitais:  Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Belém (PA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aracaju (SE), Teresina (PI) e Maceió (AL), pretende, também, informar a sociedade sobre a importância da comunicação entre os entes federados e a população beneficiada pelos serviços públicos.

O CFC, sempre atento aos anseios dos profissionais da contabilidade e à importância do trabalho desses profissionais para o desenvolvimento social e econômico do País, vem desenvolvendo importantes ferramentas sociais como a Ouvidoria; o subprograma Rede Nacional de Cidadania Fiscal (Observatórios Sociais), mantido pelo Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC); e o Portal da Transparência.

O Conselho foi um dos primeiros parceiros do Observatório Social do Brasil (OSB), que tem o objetivo de estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização desses Observatórios nos municípios.  Atualmente há 126 observatórios sociais, que agem de forma preventiva, no fluxo de processos, antes que os recursos sejam gastos, em 16 estados brasileiros.

A Ouvidoria do CFC, por sua vez,  entra no seu quarto ano de funcionamento e já recebeu mais de 5 mil manifestações sobre os mais diversos assuntos ligados à área contábil, com destaque para as áreas de Registro e Fiscalização. Em 2016, a Ouvidora implantou um sistema totalmente informatizado que agilizou o atendimento e o prazo de resposta.

Além de Cuiabá, as próximas capitais que receberão o Seminário são Fortaleza (CE), 5/4; Curitiba (PR), 10/5; Florianópolis (SC), 21/6; Salvador (BA), 12/7; Recife (PE), 26/7; Vitória (ES), 9/8; Belo Horizonte (MG), 13/9; Goiânia (GO), 25/10; e Porto Velho (RO), 29/11.

O seminário, que também conta com o apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), é aberto aos profissionais da contabilidade, entidades públicas e à sociedade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do CFC (www.cfc.org.br/eventos). Em breve a programação estará disponível no site do Conselho Federal.

fonte: Conselho Federal de Contabilidade