Notícias

15/02/2018

É hora do contribuinte começar a reunir comprovantes de receitas e despesas para o IR 2018

Passado o carnaval, agora é hora de pensar no Imposto de Renda. Os prazos para acertar as contas com o Leão ainda não foram divulgados, mas é bom já separar os documentos e ir juntando os comprovantes, porque, tradicionalmente, a Receita Federal começa a receber a declaração no início de março e encerra o prazo no fim de abril.

Quem presta contas ao Fisco no começo desse período tem maiores chances de receber mais cedo a restituição, se tiver direito.

E nesta quinta-feira (15) a Receita vai pagar as restituições dos lotes residuais referentes às declarações de 2008 a 2017. Cerca de 100 mil contribuintes devem receber mais de R$ 210 milhões. Do total de pessoas que vão receber o crédito, 20 mil são idosos e 1.700 tem alguma deficiência física ou mental ou doença grave. Os valores foram corrigidos pela taxa Selic.

O dinheiro fica disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse período, deve pedir pela internet.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página “receita.fazenda.gov.br” ou ligar para o Receitafone no número 146.

fonte: EBC