Notícias

01/02/2018

CRCRJ realiza duas edições da Quarta do Conhecimento em Janeiro

O ano já iniciou com muito aprendizado para os Profissionais da Contabilidade. Em janeiro, o CRCRJ realizou duas edições da          Quarta do Conhecimento.

A primeira, no dia 24, abordou o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), e foi ministrada por uma figura de peso da Contabilidade brasileira: Luiz Fernando Nóbrega, que foi Presidente do CRCSP, Vice-Presidente de Fiscalização do CFC na gestão 2014-2017, e representante do Federal junto ao COAF no mesmo período.

Ele elucidou as Leis n° 12.846/13 (anticorrupção) e n° 9613/98 (de lavagem de dinheiro) e a Resolução CFC 1530, que trata das ações dos profissionais da contabilidade para o cumprimento dessas legislações. O evento contou com a abertura do Vice-Presidente do CRCRJ, Samir Nehme.

Já a segunda edição, realizada na última quarta-feira (31), teve como área a Auditoria, com um palestrante que acumula mais de 30 anos de experiência: o Contador Sérgio Vidal. A Formalização dos Procedimentos como consequência de uma Auditoria de Processos Organizacionais foi debatida com os profissionais presentes, que lotaram as cadeiras da Plenária do CRCRJ.

Entre os tópicos abordados, como identificar o processo ideal, formulação dos procedimentos e sua execução, dicas para identificar as políticas da organização e para desenhar o fluxo de operações dos registros contábeis.

Sérgio é Diretor Executivo da VCW Consultores e já atuou em empresas como KPMG, Ernst&Young e Rede Globo.

A Quarta sobre COAF já está disponível na TV CRCRJ. Confira.