HISTÓRICO

A Comissão da Mulher Contabilista do CRCRJ foi constituída pela Portaria CRCRJ 014/2003, pelo então presidente Nelson Monteiro da Rocha. Na conformidade do Projeto delineado pelo Conselho Federal de Contabilidade, a Comissão da Mulher Contabilista do CRCRJ tem como objetivo promover o aprimoramento técnico cultural e desenvolver ações de incentivo à maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País, além de incentivá-las ao empreendedorismo, tendo, ainda, como objetivos específicos incentivar a participação da mulher nas entidades da classe, promover debates sobre as condições de trabalho das mulheres, incentivar uma maior capacitação dessas profissionais, conscientizá-las de sua importância no mercado de trabalho contribuir para que elas ampliem seus conhecimentos e preparar a mulher para uma atuação política efetiva e segura. A primeira coordenadora da Comissão foi a atual presidente contadora Vitória Maria da Silva, que atuou como coordenadora por mais de 10 anos.

Atualmente a coordenação da comissão é da Conselheira Maria de Fátima Moreira.

A proposta atual da Comissão Estadual é destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, proporcionar uma participação mais efetiva em movimentos sociais, políticos e impulsioná-las ao empreendedorismo. Hoje em dia, as mulheres representam um percentual significativo dos profissionais da contabilidade - 42,9% dos profissionais do estado - número que requer um planejamento específico como forma de alavancar e divulgar as conquistas desse segmento.

Foram realizados 7 Encontros Estaduais da Mulher Contabilista no Rio de Janeiro, eventos significativos, que muito contribuíram na formação de opinião das profissionais registradas. Esses Encontros são bi anuais, e reuniram mais de 200 profissionais por edição, e são também excelente oportunidade de socialização e troca de experiências.