Nossos Objetivos

Trabalhos externos desenvolvidos pelo Departamento de Fiscalização:

Portal CRCRJ

FISCALIZAÇÃO DE LEIGOS

Em visitas realizadas nas empresas e em escritórios, quando constatamos profissionais trabalhando na área contábil sem a devida formação, procedemos às autuações cabíveis. Além da autuação é recomendado o encaminhamento do processo à Assessoria Jurídica, para providências conforme Artigo 47 da Lei da Contravenção Penal. Este trabalho, também é originário de denúncias, jornais e levantamentos em áreas pré-determinadas.

Facebook

FISCALIZAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Averigua-se se os profissionais que têm sob sua responsabilidade técnica a escrita contábil das empresas em geral e entidades, estão cumprindo os Princípios Fundamentais de Contabilidade, as Normas Brasileiras de Contabilidade, a Legislação Empresarial e outras que exigem a Escrituração Contábil, independente da forma de tributação adotada.

Observando sua regularidade e cumprimento das Normas de Contabilidade, será preenchido um termo de verificação do cumprimento da Legislação pertinente.

Boletins Informativo

FISCALIZAÇÃO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

Nas peças contábeis recebidas dos órgãos públicos referentes a empresas diversas e das Demonstrações Contábeis publicadas no DOERJ, além das verificações sobre registro, procedemos a visitas no local, verificando no livro Diário se os valores transcritos estão divergentes, se está devidamente registrado no órgão competente e assinado pelo responsável técnico. Observando sua regularidade e cumprimento das Normas de Contabilidade, será preenchido um termo de verificação do cumprimento da Legislação pertinente.

Revista do CRCRJ

FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

A Fiscalização do CRCRJ tem divulgado, em suas visitas aos profissionais da contabilidade, a importância e necessidade da implantação do Contrato de Prestação de Serviços, não somente para atender à legislação, mas principalmente para garantir ao profissional segurança no cumprimento dos deveres e direitos dos profissionais e dos clientes.

Imprensa

DECLARAÇÃO COMPROBATÓRIA DE RENDIMENTOS – DECORE

Nas visitas efetuadas aos profissionais, verificamos se os procedimentos estão de acordo com o que determina a Res. CFC 1364/11, se as declarações emitidas estão respaldadas com a documentação hábil e legal, de acordo com o artigo 3º e anexo dessa Resolução.

Fiscalização no Interior, Leigos, Órgãos Públicos, Entidades sem Fins Lucrativos, Organizações Contábeis, Empresas Comerciais não Contábeis, Perícias Contábeis e Empresas de Auditoria.